Eletrônica para Projetos: ESSENTIALS
Aula: o que você precisa para fazer Projetos com Eletrônica em casa e transformar o seu quarto em uma oficina de inventor.
Assista à Aula gratuita e aprenda como se usa a eletrônica com materiais simples para transformar itens comuns em Projetos. Conteúdos da aula:
1. A única ferramenta que você precisa para fazer Projetos — e que custa menos do que um copo de açaí;
2. Como funciona a eletricidade e uma experiência projeto com ela para criar portais do Dr. Estranho que você pode fazer hoje;
3. Quais os tipos de Projetos que todo iniciante consegue fazer no primeiro dia – com materiais que tem em casa.
Como conseguir os materiais para Projetos sem nenhuma loja na cidade + fornecedores que uso para componentes e materiais gastando pouco e sem frete
4 etapas para não depender fazer criações com funcionalidades originais e extraordinárias – demonstrado usando o Projeto da Varinha P*********a
Os materiais e ferramentas que as faculdades e cursos técnicos não te ensinam a usar – e que são os melhores para fazer Projetos em casa
Acesso às Atualizações e Novas Aulas sem custo adicional
Garantia Incondicional de 7 Dias
Os 11 Projetos Instantâneos manipulam a eletrônica com materiais de supermercados, papelarias e farmácias – mas é bem mais provável que já tenha todos em casa.
Não precisam nem de ferramentas da eletrônica. Tesoura e outras “ferramentas” da papelaria vão bastar.
Na aula acima você aprende alguns dos Projetos Instantâneos para comprovar isso por conta própria!
Você pode começar na eletrônica hoje.
Esse projeto combina resina com circuitos imersos nela, e foi feita para ser uma referência ao estilo sci-fi e cyberpunk. A eletrônica pode ser usada sozinha ou combinada com outras habilidades que você já tem, como nesse exemplo em que foi combinada com resina, mas poderia ter sido com carpintaria, pintura, desenho, artesanato… Já vi até mesmo com jardinagem e floricultura.
Controlar a eletricidade e formar arcos elétricos entre os dedos é possível? Aqui isso é fácil (Se quiser ver isso em ação, tem a demonstração na aula!)
Com a eletrônica dá até mesmo para “brincar” com conceitos da eletroquímica em casa. Este é um Gerador de Hidrogênio feito com sucatas totalmente caseiro!
Projetos feitos até mesmo com componentes que o dinheiro não compra: criados do zero usando sucata. Dá uma olhada no vídeo para conhecer essa ideia vista por milhões!
Esse projeto foi feito originalmente para testar a indução de fluxos em fluidos da forma mais compacta possível, a parte luminosa no meio dela contém um misturador magnético feito a partir de um motor obtido de sucata eletrônica. A gente não precisa saber de tudo para começar, a gente aprende no caminho, mas é necessário dar o primeiro passo.
Na aula acima, em segundos você aprende a fazer uma “mini bateria”, um projeto que fiz depois de três meses de uma matéria na USP, Princípios da Eletrônica (5° semestre).
Quando o foco é criar com o que temos você não precisa de 3 meses de teoria, e sim saber o que faz e como fazer.
Focar nos materiais que temos acesso em casa e nas informações que conseguimos usar é o foco do Eletrônica para Projetos.
“Não tenho onde conseguir materiais na minha cidade”
Nem eu, e nem vale a pena.
Desde 2020 os marketplaces no Brasil competem entre si para dar a maior velocidade e menor frete.
Os vendedores dentro dos marketplaces competem entre si oferecendo o menor preço.
Resultado: frete grátis e preços muito menores do que conseguimos encontrar em nossas cidades.
“E se eu aprender eletrônica, como faço o resto do meu Projeto se não tenho uma impressora 3D?”
Existe a alternativa fácil e a alternativa criativa.
Alternativa fácil: Você já tem acesso à impressoras 3D.
Pesquisando “impressão 3D” você encontra anúncios de pessoas que “te emprestam” elas.
As pessoas e empresas não estariam pagando para te mostrar anúncios se não atendessem onde você mora.
Mas existe a alternativa criativa – que usei por mais de 15 anos, antes da impressão 3D sequer ser conhecida pelas pessoas.
Existem inúmeras técnicas para fazer estruturas, mecanismos e junções com materiais caseiros e ultra acessíveis.
Dá para fazer estruturas grandes, detalhadas, transparentes, pequenas, rígidas, flexíveis… Dá até para fazer engrenagens.
Ter uma trilha que te mostra qual o próximo passo é a forma mais rápida e eficiente de evoluir, esse o objetivo das Fases da Hierarquia de Complexidade.
É um plano para inserir no seu repertório de Projetos um conhecimento de alta aplicabilidade por vez, que você absorve através da confecção de um Projeto que *você escolhe fazer*.
Ao contrário dos cursos tradicionais, aqui você escolhe o que quer fazer para aprender e por isso se especializa nos seus tipos favoritos de Projeto de forma natural.
Projetos com uso de componentes, conceitos e fenômenos simples isolados.
Meta: 3 Projetos
Componentes simples combinados;
Conceitos e fenômenos simples manipulados pelos componentes.
Meta: 5 Projetos
“É aqui que começa a parecer ficção científica”
Múltiplos componentes combinados;
Projetos que exploram conceitos e fenômenos;
Testes de hipóteses;
Criação dos primeiros componentes e peças autorais.
Meta: 7 Projetos
Confecção de Projetos com componentes e peças Projetadas de forma autônoma.
Meta: ilimitada
Quem pesquisa como fazer projetos sempre dá de cara com Arduino, que:
- Exige que você aprenda programação;
- Dependem de peças prontas, muitas até caras;
- Iniciantes são levados a só juntar peças prontas que funcionam com uma programação meio pronta.
Resultado: Aprende a fazer algo mais parecido com um quebra cabeça do que com um projeto.
Na faculdade, os projetos práticos que te passam para fazer tem o objetivo de fazer você aplicar conceitos aprendidos.
Por consequência, ou são projetos monótonos ou usam componentes muito caros do laboratório e verba da faculdade que não dá para fazer em casa.
A essência da TMP é combinar coisas simples de se conseguir e conceitos fáceis de se entender.
Combinamos nas 4 Etapas da TMP partes e ideias simples para inventar o complexo.
Essas combinações transformam luzes em esterilizadores, movimentos em vibrações ultrassônicas, calor em câmaras como a da Varinha P*********a.
Com a TMP, é como esculpir uma escultura, ao invés de montar um quebra cabeça como no arduino.
E com o foco em criar para aprender ao invés de aprender para criar, conseguimos Projetos mais interessantes e acessíveis do que os feitos em cursos tradicionais.
Elas se movem graças à eletrônica – para você ver que a eletrônica também pode ser usada para o mau. Brincadeiras à parte, no Eletrônica para Projetos te ensinamos a usar os principais componentes do Arduino, mas sem precisar aprender programação. É só copiar, colar e mexer em um número ou outro (se você quiser).
Não sabe ou não tem interesse em fazer acabamentos e estruturas? Sem problemas, as estruturas podem ser secundárias, já que não importa a aparência, com a eletrônica dá para fazer funcionalidades incríveis.
Já vimos muitas fontes de água, mas que tal um redemoinho perpétuo? A “magia” da eletrônica está em conseguir usar ela para manipular o que está ao nosso redor, esse projeto surgiu da minha vontade de ver um satisfatório “redemoinho de pia” que “durasse para sempre”, quem é que nem eu e não só gosta do som da água para dormir como também sabe que *fazer uma fonte simples seria fácil demais* se identificou com esse projeto.
Dá para fazer projetos sem usar impressora 3D - como fiz por mais de uma década - mas hoje em dia você não precisa ter uma para fazer seus projetos, é possível contratar online para quando realmente são necessários mecanismos que precisam de precisão.
Elas usam. E usam para obter um alto desempenho e velocidade de aprendizagem.
Na metodologia de ensino PBL, “Problem Based Learning”, ou Aprendizagem Baseada em Problemas, se aprende resolvendo situações práticas e questões reais antes de abrir um único livro – a teoria só é consultada quando necessária.
É usada principalmente nas áreas de medicina e engenharia. Ufscar, Famema, USP…
A TMP, Tridimensionalização Modular do Projeto, é uma metodologia derivada do PBL.
Nela você define qual Projeto quer fazer e é guiado para apenas os conteúdos que precisará para trazer a sua ideia para a realidade.
- Ver um eletrônico quebrado sendo descartado, vai lembrar que com o Eletrônica para Projetos dá para transformar o desperdício em ideias materializadas;
- Tiver uma ideia de um problema do dia a dia que pode resolver, vai lembrar que com o Eletrônica para Projetos você consegue trazer aquela ideia para a realidade;
- Ver um item da ficção de alguma série, jogo, filme que achar sensacional, vai lembrar que com o Eletrônica para Projetos você conseguiria ter aquele item nas suas mãos, feito por você;
- Ver um item que “poderia ser melhor”, você sabe que conseguiria melhorar.
As criações dessas figuras nos inspiram uma mistura de curiosidade, interesse, confusão e encanto.
E sempre uma expectativa: qual vai ser a próxima criação?
Seus Stories vão causar esse mesmo efeito:
Esses são stories que foram feitos usando o que tem no Eletrônica para Projetos. As “peças estranhas”, experiências inusitadas e Projetos concluídos despertam essa mesma mistura de sensações.
Despertar a confusão ao mesmo tempo que desperta a curiosidade é o que vai te transformar no “amigo inventor”.
Os 11 Projetos Instantâneos te colocam em ação na eletrônica hoje com materiais de casa que todo mundo tem e que vêm do mercado, de papelarias e farmácias.
Você aprende um arsenal de ideias que reuni e desenvolvi por anos para manipular a eletricidade e a eletrônica – só com itens do dia a dia.
Não são “experiências de feira de ciência”, eles trazem utilidades e efeitos reais que são úteis em Projetos de verdade usando materiais “ocultos” que já tem aí – recursos valiosos para Projetos do cotidiano com que sempre são ignorados e descartados.
Feito para você não precisar de nenhuma impressora 3D.
Se a eletrônica dá os órgãos do seu Projeto, o Mecanismos Coringa dá o corpo.
Ele é um acervo de materiais, técnicas, estruturas e mecanismos que você consegue replicar com materiais caseiros – até mesmo engrenagens!
O Mecanismos Coringa reúne técnicas de criação que desenvolvo desde mais de uma década antes das impressoras 3D estarem disponíveis, tudo com materiais caseiros que você encontra em qualquer cidade.
Alguns desses materiais que você consegue usar em casa são mais resistentes do que metais – outros você faz até com farinha.
Tenha acesso gratuito às minhas maiores e melhores ideias, descobertas, inovações e invenções nos Esquemáticos!
Os Esquemáticos são tutoriais das minhas criações pessoais, e são materiais vendidos separadamente para quem é de fora da Academia de Projetos, mas entrando no Eletrônica para Projetos você terá acesso gratuito ao Esquemático mais Recente.
Um exemplo de Esquemático mais Recente que quem estava no Eletrônica para Projetos teve acesso foi a Varinha P*********a mostrada na aula!
A coletânea dos fornecedores que eu uso para conseguir componentes de qualidade e com frete gratuito, minhas notas pessoais sobre eles e tudo o que você precisa para controlar seu próprio estoque de criação de Projetos.
Acesso vitalício à Comunidade de Projetos no Discord! Um ambiente onde você pode ver, mostrar e desenvolver Projetos com outras pessoas como você.
Métodos e a teoria essencial – que, se você viu a aula acima e não teve dificuldades em entender, vai achar tão simples o quanto.
As ferramentas que você realmente precisa para fazer seus Projetos, sem nada desnecessário e caro.
Nesses Módulos de peças e componentes você consome só o que te interessa para fazer o seu Projeto! Cada Módulo ensina de forma independente aos Módulos anteriores, ou seja, você pode pular para o que te interessa, fechar a aula e ir direto iniciar a sua criação.
Os Módulos de Técnicas são mais do que Módulos que ensinam a usar peças ou componentes, neles você aprende truques e macetes que não são ensinados em lugar nenhum para construir coisas de forma mais eficiente e mais fácil e até mesmo a criar, hackear e explorar itens comuns para serem peças centrais nos seus Projetos.
que aumentam o seu leque de possibilidades de criação com Projetos que você pode fazer com só o que já tem em casa, estruturas, materiais e mecanismos que pode fazer sem impressoras 3D e mais (dá uma olhada neles acima!)
Já gerou dezenas de milhões de visualizações com Projetos que, assim como os que fez desde a sua infância, usavam muito mais a criatividade do que a carteira, e até hoje muitas das coisas que faz pegam partes da lata de lixo reciclável.
Essa vontade de criar que veio desde cedo fez com que a engenharia mecatrônica fosse sua escolha de faculdade pois era o que via como o caminho para conseguir fazer a maior variedade e diversidade de Projetos possíveis, mas lá dentro da USP descobriu que a engenharia não desbloqueava o potencial criativo de ninguém: o essencial é só a disposição de pensar sobre uma ideia.
Quando começou nas redes sociais, seus Projetos logo chamaram atenção pelo contraste entre a simplicidade dos materiais e a profundidade das ideias. Com mais de 800 mil seguidores em múltiplas redes, percebeu que muitas pessoas querem fazer Projetos mas não sabem por onde começar, acreditando erroneamente que escolas, faculdades, peças e componentes caros são o único caminho. Para provar o contrário foi criada a Academia de Projetos.
Excelente iniciativa! O Eletrônica para Projetos foca na eletrônica base de componentes altamente acessíveis e possui exemplos de experiências e fenômenos que você pode usar para ensinar na prática estudantes – o Projetos Instantâneos é um prato cheio para isso. A maior parte dos professores tende a tentar introduzir essa parte eletrônica através do Arduino, que foca muito mais em placas e peças prontas do que na compreensão dos fundamentos. Resumindo: focamos na compreensão da base, que está em contato muito maior com os conceitos físicos e químicos, enquanto o Arduino, que é a escolha mais comum entre professores, se associa muito mais à programação do que à eletrônica
A única ferramenta necessária para começar é a apresentada na aula introdutória acima! Ela costuma custar menos de 20 reais, e tanto ela quanto os materiais você consegue sem pagar frete de qualquer cidade.
Para consertar equipamentos, você precisa conhecer uma grande variedade de componentes para saber como eles deveriam se comportar em conjunto e comparar com como estão se comportando no equipamento defeituoso, e isso exige meses, até anos de estudo. Para criar, você só precisa saber os componentes que precisa para fazer o que você quer, e isso você consegue fazer em minutos.
O foco do Eletrônica para Projetos é a criação, não o reparo. Você aprende sim os principais componentes que mais tem chance de falha e como substituí-los, entretanto, caso só queira aprender a consertar, recomendo um curso de manutenção.
O foco do Eletrônica para Projetos são construções que não precisam que você saiba de programação, visto que é uma grande barreira de entrada para muitos iniciantes, por isso, projetos que necessariamente usam componentes que precisam ou interagem com programação não são o escopo do nosso material, focamos nos componentes mais acessíveis e que mais permitem inventividade. Por exemplo, projetos que usam bluetooth, conexão wi-fi ou que precisam de computadores e placas de programação para funcionar não são nosso foco, apesar de você conseguir aprender eles em alguns dos Esquemáticos, que abordam áreas além da eletrônica dos fundamentos.
Aceitamos Pix ou Cartão de Crédito. A opção de Cartão de Crédito pode ser dividida em até 12x. Ao realizar o pagamento via cartão de crédito e PIX você recebe o acesso ao treinamento imediatamente.
Não precisa se preocupar. O Professor Leandro gravou o treinamento inteiro sem usar uma loja local e, nele, vai te ensinar a conseguir componentes até mesmo sem pagar frete nenhum e a conseguir materiais de lugares que nem imaginava!
O Treinamento “Eletrônica para Projetos: ESSENTIALS” possui um conjunto de metodologias para cada etapa do desenvolvimento dos seus projetos, desde o entendimento de conceitos até o plano e execução. De forma geral, os métodos funcionam através da definição de um objetivo, ou seja, o projeto que você mais quer fazer, e logo de imediato você já se coloca para trabalhar nele através da orientação e aprendizado obtido nos conteúdos!
Por ser um Treinamento em vídeo aulas, você poderá acessá-lo quantas vezes desejar, em quaisquer horários e fazer no seu ritmo, sendo assim a duração dependerá da sua disposição e disponibilidade. Lembrando que você poderá acessa-lo tanto por computador ou smartphone.
Claro! Como confiamos em nosso método, você poderá testar o curso por 7 dias, direito seu garantido por lei! Se por qualquer motivo, sentir que é muito básico, muito avançado ou por qualquer outra razão não gostar do Treinamento, devolvemos 100% do valor investido.
Com certeza! Nosso Método utiliza uma abordagem prática em que são necessárias pouquíssimas, ou, na maioria dos casos, nenhuma equação para fazer seus Projetos! Além disso é um material focado em iniciantes que ou nunca tiveram contato com física, eletrônica, elétrica… Ou mesmo que já até viram algo faz muito tempo e já não se lembram mais.
Sim! Temos Grupos Exclusivos que fazem parte do Ecossistema da Comunidade de Projetos que você terá acesso ao adquirir o Treinamento. Nele terá acesso ao próprio professor e colegas para falar sobre seus Projetos, dúvidas e discutir suas ideias.
Realmente é um preço fora do comum para aprender eletrônica. Os cursos tradicionais costumam custar alguns milhares de reais e são focados em consertar ao invés de criar, mas a acessibilidade dos Projetos faz parte da filosofia da Academia de Projetos, e ao invés de fazer um Treinamento caro que só te ensina um modelo de Projeto (que acaba sendo muito mais um “tutorial” do que um “treinamento”) como outras escolas fazem, resolvemos fazer um material acessível, objetivo e que em cada aula você aprende um conceito que pode ser utilizado em múltiplos Projetos e ideias!
Não temos uma idade mínima. Os conceitos são explicados desde o nível básico para que todo mundo consiga entender sem restrição de idade. É necessário apenas o conhecimento de coisas simples como multiplicação e divisão!
Inteiramente online! Logo após sua compra for aprovada, você receberá um e-mail com o acesso e, assim, poderá iniciar imediatamente seus estudos e Projetos.
Entre em contato conosco! Responderemos a qualquer pergunta no WhatsApp.
Clique abaixo e mande a sua dúvida.
A eletrônica serve como uma ferramenta para explorar conceitos e ideias. Esses exemplos são só isso: exemplos. As possibilidades são muito maiores do que essas, mas para você ter uma noção de uma fração do que dá para fazer:
Desde coisas “simples” (você vai aprender e ver como são simples, mas quem não é da Academia de Projetos pensa que são coisas super complexas) como:
Um pouco mais do que vai aprender a criar:
Essa é a minha aplicação favorita. A eletrônica serve para ser implementada em habilidades e atividades que você já faz. Assim como antes, esses também são apenas poucos exemplos para começar a imaginar as possibilidades e combinações que você vai conseguir fazer…
© Kurissu Yuji – Todos os Direitos Reservados 43.723.165 LEANDRO YUJI KANNO CNPJ: 43.723.165/0001-02 13563-264 RUA DANILO MICALLI 50, nº 85 SAO CARLOS, SP